Visa o monitoramento de pequenos roedores e marsupiais e também de ampliar o conhecimento sobre esses mamíferos na região. O monitoramento será realizado por meio do método de captura, marcação e recaptura, com o uso de diferentes tipos de armadilhas.
Visa o monitoramento do grupo faunístico de morcego e também contribuir para ampliar o conhecimento acerca desses mamíferos na região. O monitoramento ocorrerá através da captura, marcação e recaptura, com uso de redes-de-neblina.
Objetiva o monitoramento de mamíferos de médio e grande porte, além de contribuir para ampliar o conhecimento acerca desses mamíferos na região. Para isso, serão utilizadas armadilhas fotográficas (câmeras trap), busca ativa por indivíduos e vestígios e registro de encontros ocasionais durante as campanhas de monitoramento.
O monitoramento da avifauna permitirá detectar e avaliar eventuais impactos do empreendimento na estrutura da comunidade de aves e, também, ampliar o conhecimento acerca das aves na região. O monitoramento será feito através de três métodos: Listas de Mackinnon, Pontos de escuta e, Captura, Marcação e Recaptura.
Objetiva avaliar possíveis impactos causados pela ampliação do empreendimento sobre a comunidade de répteis e anfíbios presentes na região. No monitoramento serão utilizadas as metodologias: procura visual por tempo limitado, armadilha de interceptação e queda, e encontro ocasional.
O monitoramento de abelhas visa detectar e avaliar possíveis impactos na comunidade desse grupo em decorrência das atividades realizadas durante a ampliação do empreendimento. Para captura dos indivíduos, serão utilizadas as metodologias de busca ativa com redes entomológicas e armadilhas aromáticas.
Visando acompanhar a dinâmica das populações de dípteros vetores (insetos) diante das atividades de ampliação do empreendimento; o monitoramento também irá possibilitar a identificação de possíveis oscilações e deslocamentos. Para captura dos indivíduos será utilizada armadilha luminosa do tipo CDC.
O programa promoverá o monitoramento das comunidades de peixes em curso d’água na área de influência do empreendimento. Para isso, será realizada a captura ativa e a captura passiva com diversos petrechos para identificação e levantamento de dados dos espécimes capturados.
Através de monitoramento, esse programa objetiva detectar e avaliar eventuais impactos do projeto nas comunidades-alvo de biota aquática selecionadas, que são compostas por macroinvertebrados bentônicos e fitoplâncton.
O objetivo do programa é minimizar os impactos sobre a fauna silvestre presente na região, em decorrência das atividades minerárias, reduzindo os riscos de acidentes com animais em áreas operacionais.
Além disso, acompanhar o deslocamento da fauna terrestre durante as atividades de retirada da vegetação, garantindo a segurança dos animais e dando a destinação correta para os indivíduos que vierem a ser capturados.