No caso da Área de Estudo Local foram considerados os bairros do Jardim Canadá, Vale do Sol, São Sebastião das Águas Claras; os condomínios Morro do Chapéu, Quintas do Morro, Pasárgada e Lagoa do Miguelão, além das Vilas A, E e Codornas.
A seguir apresenta-se a localização e informações socioeconômicas dos territórios mencionados.
Pelo fato de abrigar as estruturas do projeto, o município de Nova Lima também foi considerado Área de Estudo Local.
Jardim Canadá
Bairro de Nova Lima. Aproximadamente 3.000
domicílios e 10.300 residentes em 2019; Além do uso residencial verifica-se estabelecimentos comerciais e industriais – polo gastronômico, cervejeiro e referência no oferecimento de serviços públicos para a região.

Morro do Chapéu
Loteamento (Condomínio) Fechado de Nova Lima.
Aproximadamente 195 domicílios e 592 residentes em 2019. Localidade Vizinha à área operacional das Minas de Capitão do Mato e Tamanduá.

Miguelão
Loteamento (Condomínio) Fechado de Nova Lima.
Aproximadamente 150 domicílios e 560 residentes em 2019. Localidade Vizinha à área operacional das Minas de Capitão do Mato e Tamanduá.

Pasárgada
Loteamento (Condomínio) Fechado de Nova Lima.
Aproximadamente 300 domicílios e 1.200 residentes em 2019

Quintas do Morro
Loteamento (Condomínio) Fechado de Nova Lima. 191 lotes dos quais cerca de 15 lotes estão ocupados com cerca de 50 residentes.

Vilas A/E/Codornas
Vilas de Trabalhadores do Complexo Hidroelétrico do Rio de Peixe (vinculado á Anglo Gold Ashanti) localizadas em Nova Lima. As três vilas contam aproximadamente com 50 residências e população de 150 pessoas.

São Sebastião das Águas Claras
Bairro e Sede Distrital de Nova Lima. Aproximadamente 550 domicílios e 1.870 residentes em 2019. Verifica-se também edificações comerciais e vocação para o ecoturismo, gastronomia, paisagismo. Também é referência no oferecimento de serviços públicos para a região.

Vale do Sol
Bairro de Nova Lima. Aproximadamente 800 domicílios e 3.600 residentes em 2019. Localidade vizinha à área operacional das Minas de Capitão do Mato e Tamanduá
