Meio Biótico

Biota Aquática

Micro-organismos

As amostragens da Biota foram realizadas com intuito de conhecer os seres vivos existente nos corpos d’agua próximos ao empreendimento. Foram estudadas as algas, os micro-organismos que flutuam na água, os pequenos animais que vivem no fundo (p.ex. insetos aquáticos) e as cianobactérias produtoras de toxina.

Foram registradas quase 241 táxons. Nenhuma delas é classificada como ameaçada de extinção e a maioria pode ser observada em diversos habitats de água doce no país, além de apresentarem ampla distribuição em todo o mundo. Em relação as cianobactérias foram encontradas poucas espécies produtoras de toxinas e a quantidade encontrada foi muito abaixo do que poderia causar algum risco humano.

As cianobactérias são microrganismos que conseguem energia por meio da fotossíntese, assim como as plantas, mas são formados por apenas uma célula, como as bactérias. Elas podem ser encontradas em muitos ambientes, sendo a maioria, de água doce.

Peixes

Os peixes foram coletados através de captura com peneiras, redes e tarrafas. Ao todo foram registradas 12 espécies, sendo quatro endêmicas. Nenhuma espécie ameaçada de extinção ou rara foi capturada e duas espécies exóticas de tilápia foram registradas.

Impactos ambientais relacionados com

Meio Biótico

Perda de Habitats e Alteração das Condições Ambientais

Habitats, Vegetação e Perda de Indivíduos

A Área de Influência Direta (AID) do meio biótico é a área onde são esperados efeitos negativos de maior intensidade sobre a fauna e flora. Para os ambientes terrestres são as áreas de vegetação natural no entorno do projeto, além das áreas dos condomínios mais próximos (Vale do Sol, Morro do Chapéu e Vila A) que podem estar sujeitos a um aumento da circulação de insetos vetores após a retirada de vegetação. Para os ambientes aquáticos, a AID corresponde aos cursos d’água que podem vir a ser afetados pelo empreendimento, pois qualquer mudança nesses ambientes poderá gerar efeitos sobre a fauna aquática.

A Área de Influência Indireta (AII), onde são esperados impactos menos intensos, também corresponde a vegetação existente e os cursos d’água das sub-bacias do entorno do projeto, porém os efeitos são manifestados em áreas mais distantes. Os limites das áreas de influência são observados na figura a seguir:

Programas ambientais relacionados com

Meio Biótico

Programa de Comunicação Social
Programa de Educação Ambiental – PEA
Plano de Gestão e Manejo da Fauna
Programa de Prospecção e Avaliação da Distribuição de Espécies da Flora de Interesse Especial
Programa de Resgate de Flora
Plano de Compensação Florestal e Ambiental
Plano de Acompanhamento de Supressão Vegetal
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD
Olá! Tudo bem?

O que você está achando do
RIMA Digital?

A sua opinião é muito importante para a gente!
Responda um breve questionário para sabermos a sua opinião.