Meio Biótico

Animais

Em relação à fauna local, um grupo de biólogos especializados realizaram duas campanhas de atividades de campo: uma campanha na estação seca e outra na estação chuvosa.

O objetivo destas campanhas de campo foi realizar o catálogo dos animais presentes na área de estudo e assim identificar as principais espécies que habitam na região.

Durante as campanhas de campo os biólogos instalaram armadilhas de captura de animais e também realizaram busca ativa para os grupos de fauna selecionados.

Grupos Estudados:
Pequenos Mamíferos (roedores e marsupiais), Mamíferos de Médio e Grande Porte, Morcegos, Aves, Anfíbios (p.ex. sapos, rãs e pererecas), Répteis (p.ex. cobras, lagartos), Abelhas, Insetos Vetores (p.ex. mosquitos, pernilongos), Peixes e Organismos Aquáticos (p.ex. algas, insetos aquáticos e outros).

Além das atividades de campo, os biólogos consultaram diversos estudos que já haviam sido realizados na área,
fato esse, que proporcionou enriquecer ainda mais os conhecimentos sobre a região e os animais que existem ali ou no entorno.

Para definir a área de registro dos animais, foram selecionados nove locais para a fauna terrestre (numerados/nomeados de FT01 a FT09), sete para Peixes e Organismos Aquáticos (BA01 a BA07) e nove para insetos vetores (DV01 a DV09). Esses locais foram escolhidos de forma que fossem incluídas as diferentes vegetações existentes (campestres e florestais) e os diferentes tipos de ambiente aquático (p.ex. riachos, nascentes, lagoas).

A realização desse trabalho contou com uma grande quantidade de biólogos e auxiliares de campo e, o esforço amostral aplicado para cada metodologia e para cada grupo de fauna foi considerado suficiente para proporcionar o registro de grande parte dos bichos que habitam a área do empreendimento e seu entorno.

Curiosidades
O que é uma Espécie Endêmica?

É aquela que só ocorre em um determinado local. O endemismo pode ser ocasionado por barreiras físicas, geográficas ou ecológicas. Existem espécies endêmicas de um determinado bioma (Mata Atlântica, Cerrado) ou de topos de uma ou algumas serras (Serra do Espinhaço, e/ou Serra da Mantiqueira e/ou Serra da Canastra).

O que é uma Espécie Ameaçada?

É uma espécie cuja população está diminuindo a ponto de colocá-la em algum grau de risco de existência na natureza. Há diferentes listas e diferentes níveis e de ameaças, uns mais críticos e outros menos críticos e esses níveis de ameaças podem variar em cada estado brasileiro e no mundo, de acordo com a lista considerada.

O que é uma Espécie Rara?

É aquela menos frequente e/ou encontrada em poucas localidades em um contexto local ou regional.
Mais

Impactos ambientais relacionados com

Meio Biótico

Perda de Habitats e Alteração das Condições Ambientais

Habitats, Vegetação e Perda de Indivíduos

A Área de Influência Direta (AID) do meio biótico é a área onde são esperados efeitos negativos de maior intensidade sobre a fauna e flora. Para os ambientes terrestres são as áreas de vegetação natural no entorno do projeto, além das áreas dos condomínios mais próximos (Vale do Sol, Morro do Chapéu e Vila A) que podem estar sujeitos a um aumento da circulação de insetos vetores após a retirada de vegetação. Para os ambientes aquáticos, a AID corresponde aos cursos d’água que podem vir a ser afetados pelo empreendimento, pois qualquer mudança nesses ambientes poderá gerar efeitos sobre a fauna aquática.

A Área de Influência Indireta (AII), onde são esperados impactos menos intensos, também corresponde a vegetação existente e os cursos d’água das sub-bacias do entorno do projeto, porém os efeitos são manifestados em áreas mais distantes. Os limites das áreas de influência são observados na figura a seguir:

Programas ambientais relacionados com

Meio Biótico

Programa de Comunicação Social
Programa de Educação Ambiental – PEA
Plano de Gestão e Manejo da Fauna
Programa de Prospecção e Avaliação da Distribuição de Espécies da Flora de Interesse Especial
Programa de Resgate de Flora
Plano de Compensação Florestal e Ambiental
Plano de Acompanhamento de Supressão Vegetal
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD
Olá! Tudo bem?

O que você está achando do
RIMA Digital?

A sua opinião é muito importante para a gente!
Responda um breve questionário para sabermos a sua opinião.