Em relação à fauna local, um grupo de biólogos especializados realizaram duas campanhas de atividades de campo: uma campanha na estação seca e outra na estação chuvosa.
O objetivo destas campanhas de campo foi realizar o catálogo dos animais presentes na área de estudo e assim identificar as principais espécies que habitam na região.
Durante as campanhas de campo os biólogos instalaram armadilhas de captura de animais e também realizaram busca ativa para os grupos de fauna selecionados.
Grupos Estudados:
Pequenos Mamíferos (roedores e marsupiais), Mamíferos de Médio e Grande Porte, Morcegos, Aves, Anfíbios (p.ex. sapos, rãs e pererecas), Répteis (p.ex. cobras, lagartos), Abelhas, Insetos Vetores (p.ex. mosquitos, pernilongos), Peixes e Organismos Aquáticos (p.ex. algas, insetos aquáticos e outros).
Além das atividades de campo, os biólogos consultaram diversos estudos que já haviam sido realizados na área,
fato esse, que proporcionou enriquecer ainda mais os conhecimentos sobre a região e os animais que existem ali ou no entorno.
Para definir a área de registro dos animais, foram selecionados nove locais para a fauna terrestre (numerados/nomeados de FT01 a FT09), sete para Peixes e Organismos Aquáticos (BA01 a BA07) e nove para insetos vetores (DV01 a DV09). Esses locais foram escolhidos de forma que fossem incluídas as diferentes vegetações existentes (campestres e florestais) e os diferentes tipos de ambiente aquático (p.ex. riachos, nascentes, lagoas).
A realização desse trabalho contou com uma grande quantidade de biólogos e auxiliares de campo e, o esforço amostral aplicado para cada metodologia e para cada grupo de fauna foi considerado suficiente para proporcionar o registro de grande parte dos bichos que habitam a área do empreendimento e seu entorno.
