Ampliação da Cava Tamanduá
A ampliação que ocorrerá na cava Tamanduá ocupará uma área de 96,3 hectares, considerando a projeção horizontal da sua cava final. A reserva lavrável, ou seja, a quantidade de materiais aproveitáveis na mina Tamanduá é de 74,1 milhões de toneladas, com concentração média de ferro de 57,7%.
Para cada tonelada de minério retirado haverá a geração de 0,29 tonelada de estéril, totalizando aproximadamente 21,5 milhões de toneladas de estéril durante a operação e será destinado as pilhas de estéril abrangidas no projeto.
Ampliação da Cava Capitão do Mato
A lavra a ser desenvolvida na mina Capitão do Mato ocupará uma área de 456,8 hectares. A reserva lavrável na mina Capitão do Mato é de 777,8 Milhões de toneladas, com concentração média de ferro de 48,7%.
A proporção de estéril gerado por quantidade de minério é de 0,18 tonelada de estéril por cada tonelada de minério retirada, isso significa que serão gerados aproximadamente 138 milhões de toneladas de estéril durante toda a operação.
Nova Subestação Principal em Capitão do Mato (930-SE-01) e novo traçado da Linha de Transmissão em 138KV
Diante da ampliação da Cava Tamanduá será necessário relocar para a área próxima a subestação 930-SE-01 existente. A subestação será manejada para próxima a unidade operacional de Capitão do Mato.
Para atender a nova localização da subestação será realizada a alteração do traçado da Linha de Transmissão em 138kV, a partir da Subestação de Nova Lima 6 (SE-NL 6). O novo trecho da linha de transmissão deverá ter 9,7 km de extensão.