Conhecendo o Projeto

Ampliação da PDE Extrativa e Realocação da Estrada Honório Bicalho

Ampliação da Pilha de Disposição de Estéril

É estimada a geração total de 159,5 milhões de toneladas de estéril, sendo 21,5 milhões de toneladas a serem removidas da Cava de Tamanduá (11 anos de vida útil) e 138 milhões de toneladas da Cava de Capitão do Mato (43 anos de vida útil).

Para promover a disposição de estéril a ser gerado, o sequenciamento da pilha de estéril PDE Extrativa contou com três fases de licenciamento. As duas primeiras (fase 1 e 2) já foram licenciadas. Na terceira fase, objeto deste licenciamento ambiental, há previsão de aumento da capacidade de disposição em 30 milhões de metros cúbicos (m³).

A PDE Extrativa após sua ampliação contará com uma vida útil de 16 anos e a Vale vem buscando novas alternativas para a deposição de estéril após o ano 16.

Relocação da Estrada Honório Bicalho

O projeto demanda a realocação de um trecho da estrada de Honório Bicalho, sendo, portanto, necessária a construção de 3,5 km de extensão. O novo traçado será localizado ao sul da PDE Extrativa e Cava de Capitão do Mato e foi projetado visando causar a menor interferência no meio ambiente. Os outros trechos da estrada sofrerão ajustes, intervenções de melhorias geométricas e construção de ciclovia.

Olá! Tudo bem?

O que você está achando do
RIMA Digital?

A sua opinião é muito importante para a gente!
Responda um breve questionário para sabermos a sua opinião.