Arqueologia
A área do Complexo Vargem Grande foi alvo de estudos arqueológicos realizados em diferentes etapas entre os anos de 2010 a 2018, que estão atrelados ao Processo IPHAN nº 01514.004796/2009-99.
Esses estudos desenvolvidos nos últimos anos atestaram o potencial arqueológico, decorrente do período colonial e dos processos minerários que contribuíram para a história de Minas Gerais.
A partir desses estudos foi concedida anuência do IPHAN referente às pesquisas arqueológicas já realizadas na área. Considerando o Projeto de Ampliação das Cavas Tamanduá e Capitão do Mato, tornou-se necessária a prospecção nas áreas que ainda não foram pesquisadas. Assim, os trâmites em cumprimento a legislação estão sendo realizados junto ao IPHAN.
Patrimônio Cultural e Turismo
Nova Lima é um importante município no contexto cultural de Minas Gerais, sendo identificados bens culturais de naturezas diversas, tanto materiais tombados quanto imateriais registrados. Entre os bens registrados estão o modo de fazer a Lamparina e o modo de fazer a Queca.
Entre os bens tombados, a maioria está localizada na sede de Nova Lima. Os mais próximos do empreendimento são o Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada e a Capela São Sebastião, no distrito de São Sebastião das Águas. No município os bens culturais também configuram atrativos turísticos, valorizando a riqueza da tradição histórica e cultural regional. Na região de entorno do empreendimento, os principais atrativos turísticos dizem respeito ao ecoturismo.
Destacam-se o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a Serra da Calçada, a Lagoa dos Ingleses e o Mirante Topo do Mundo.
