Para a elaboração dos estudos socioeconômicos das Minas de Tamanduá e Capitão do Mato foram definidas duas áreas de estudo – uma regional e uma local. A área de estudo regional abrange os municípios de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, enquanto a área de estudo local foram tratados aqueles territórios (bairros, vilas e condomínios) localizados no entorno do empreendimento. Ambos os recortes se fazem importantes para sustentar um conhecimento mais amplo dos municípios serão influenciados direta e indiretamente pelo projeto, além de fornecer as peculiaridades do entorno imediato, tendo em vista que essas populações tendem a perceber de maneira mais clara os aspectos ambientais gerados pelas atividades do projeto, sejam eles positivos ou negativos. A figura abaixo ilustra o recorte.
Área de Estudo Regional
Para caracterização regional foram levantados indicadores em fontes de informações oficiais vinculadas ao poder público como: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério da Economia, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Segurança Pública entre outros.
Para facilitar a compreensão do leitor essas informações foram agrupadas em quadros sintéticos que abrangem as seguintes esferas do conhecimento: População, Economia e Infraestrutura Social.
Principais questões obtidas com as Lideranças Locais a respeito da atividade minerária e ampliação das Minas de Tamanduá e Capitão do Mato
A área de estudo local está inserida em uma região com a presença de vários empreendimentos do setor minerário e por consequência traz consigo uma série de aspectos positivos e negativos.
Nesse sentido perguntou-se aos atores do poder público, bem como aqueles representantes dos bairros e loteamentos, que elencassem essas situações.
