Após a realização dos estudos na área onde se pretende o desenvolvimento do Projeto de expansão que estamos analisando foi possível identificar as seguintes situações:
O Ambiente das Florestas
Este ambiente encontra-se distribuído na forma de manchas ao longo da região e são mais comuns nas encostas em que a presença da ação do homem ainda é pouco sentida.
Nas cabeceiras de curso d’água as florestas se mostram mais preservadas e formam um contínuo que se inicia nas cabeceiras, contornando nascentes, e acompanham os vales, formando matas ciliares.
Um exemplo de um ambiente florestal importante é aquele que ocupa a região da Estação Ecológica de Fechos.

Estes ambientes têm grande relevância, pois protegem os cursos de água, são nichos de todo tipo de fauna que ocorre na região e favorece a circulação da mesma com a devida segurança. É um habitat importante numa região onde paisagens de campos predominam.
Além disso, promovem a estabilidade dos cursos de água através da proteção da erosão das margens fluviais e da contenção da erosão que ocorre na região.
O Ambiente dos Campos
As áreas ocupadas pelos campos são também muito presentes na área de estudo. Essa paisagem é formada onde ocorrem rochas de coloração mais escuras associadas à presença de ferro e, também, em rochas de coloração mais acinzentada, conhecidas na região como quartzitos.
Apesar de serem formações campestres, estes ambientes são distintos em termos de algumas espécies de flora e por isso são relevantes o seu conhecimento e o papel que desempenham na conservação das espécies da flora regional.
Os campos associados às rochas mais escuras, conhecidos como ferruginosos , mostram uma distribuição mais restrita e, por isso, são ponto de atenção em termos da necessidade de maior proteção
em todos os locais em que ocorrem. Neles também são comuns a formação de cavidades que abrigam organismos vivos específicos. Tal característica contribui para incrementar a relevância dessas áreas para a conservação ambiental.
A vegetação dessas áreas é rasteira, tipicamente graminosa ou mesmo caracterizada por presença de pequenos arbustos, podendo aparecer arvoretas de forma isolada no contexto da paisagem.
O Campo limpo ou mesmo o campo sujo, esse tipicamente graminoso na maioria das vezes, também ocorre na região do projeto. Este por sua vez, mostra-se mais abundante em Minas Gerais e com uma menor diversidade de espécies da flora.
De todo modo, é ambiente que a fauna também utiliza e sua conservação tem papel importante na integração de áreas de maiores recursos como as florestas e os demais tipos de campos rupestres.
